Juliana e Larissa vacilam, mas se recuperam a tempo e conquistam bicampeonato no México

Reprodução/ESPN

Atuais campeãs-pan-americanas, Juliana e Larissa eram as grandes favoritas ao ouro no vôlei de praia feminino em Guadalajara, mas na final desta sexta-feira, diante das mexicanas Mayra Aide Garcia e Bibiana Candelas, elas chegaram a dar um susto na torcida brasileira e quase deixaram o bicampeonato escapar. Com mais emoção do que o previsto, a dupla líder do ranking mundial venceu as donas da casa por 2 sets a 1, com parciais de 21-16, 22-24 e 22-20.

O resultado veio para coroar o ano de Juliana e Larissa, que conquistaram em 2011 o hexacampeonato do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Bronze no Pan de 2003 e ouro em 2007, elas chegaram ao bicampeonato em Guadalajara quase invictas em sets - perderam apenas um deles em toda a competição, justamente para Mayra e Bibiana, na final. A dupla também entrou para a história com essa conquista, sendo a primeira da modalidade a conquistar um bicampeonato no Pan.

Enquanto isso, as mexicanas, conseguiram em Guadalajara o melhor resultado delas em Pans ­ quatro anos atrás, no Rio, elas ficaram apenas com o bronze.

Enquanto isso, em terceiro lugar ficaram as portorriquenhas Yarleen Santiago e Yamileska Yantin. Elas perderam para Juliana e Larissa na semi, mas se recuperaram e bateram as norte-americanas Emily Day e Heather Hughes por 2 sets a 1 (21-16, 16-21 e 15-7).
 



O jogo ­ A final de vôlei de praia feminino foi mais emocionante do que muitos esperavam ­ especialmente os torcedores brasileiros. Atuais campeãs mundiais e também campeãs pan-americanas, Juliana e Larissa entraram em quadra invictas na competição, sem terem perdido sequer um set. Favoritas, elas teriam que enfrentar as donas da casa Mayra Aide Garcia e Bibiana Candelas e toda a torcida que elas levariam junto.

No primeiro set, as brasileiras jogaram bem e impuseram um bom ritmo de jogo, mesmo com o calor forte em Guadalajara. Errando pouco, elas conseguiram vencer as mexicanas por 21 a 16. Só que o segundo set foi diferente. Mayra e Bibiana voltaram melhor e equilibraram o jogo com as brasileiras que, apesar de terem tido dois match points para encerrar a partida, vacilaram e acabaram tomando a virada das donas da casa.

O tie-break foi o mais emocionante de todos os sets. As mexicanas chegaram a abrir grande vantagem, mas Juliana e Larissa demonstraram grande poder de recuperação e viraram o jogo, fechando o set que deveria ser mais curto em 22 a 20.